Agende sua consulta

DENTES FORTES: MITO OU VERDADE?

DENTES FORTES: MITO OU VERDADE?

Os dentistas sempre escutamos os pacientes falando ‘‘eu sempre tive os dentes  muitos fortes’’ ou o contrário ‘‘eu tenho os dentes muito fracos’’.

Mas será que existem dentes mais frágeis ou fortes?

Existem de fato alterações na estrutura dentária que podem deixá-los mais frágeis, como por exemplo hipoplasia de esmalte, amelogênese imperfeita, fluorose etc. Contudo, essas alterações são raras e apresentam-se como manchamentos e/ou alterações severas no formato dental. Sendo assim, na grande maioria das vezes a afirmação dos dentes serem fortes ou fracos é apenas um mito. Portanto quais são os fatores que vão influenciar negativamente para que uma pessoa tenha dentes fracos?

  • Açúcar (leiam o artigo TODO ALIMENTO CAUSA CÁRIE?);
  • Higienização -Hábitos (abrir cerveja com os dentes, morder canetas e lápis, roer unha etc);
  • SALIVA (Siiim a saliva é um dos principais fatores que determinam a saúde dos dentes).

Ela auxilia no processo natural de limpeza dos dentes, funciona como jogar água para lavar uma vasilha, quanto mais saliva melhor a limpeza. Contudo, sua principal função é o efeito tampão. Esse efeito tampão é a capacidade da saliva de neutralizar os ácidos produzidos pelas bactérias, quanto melhor sua capacidade tampão menor a chance de ocorrer a doença cárie. E aqui sim caberia a afirmação ‘‘EU TENHO UMA SALIVA BOA OU RUIM’’. 

FOTOS