Agende sua consulta

Antibiótico causa caries?

Os antibióticos infantis contém uma alta quantidade de açúcar para o gosto ficar mais agradável ao paladar das crianças. O que acontece nesse momento é que, pela criança estar doente, algumas mães acabam deixando de escovar os dentes dos filhos.

Considerando que a frequência de doses varia entre 3 a 4 vezes ao dia, a consistência cremosa das suspensões, o longo período de uso (em torno de 7 a 14 dias) e a despreocupação dos pais ou cuidadores, em relação a remoção mecânica do biofilme dental durante este período, propicia um aumento da produção ácida na placa pelo metabolismo bacteriano.

O resultado deste conjunto de fatores é o enfraquecimento dos dentes e a elevada incidência de lesão de cárie dental, devido a ação dos micro-organismos presentes no biofilme maduro.

Sendo assim, não é o antibiótico que causa o lesão de cárie, mas sim a falta de escovação durante o tratamento.

FOTOS