Agende sua consulta

Cuspide em Garra: Seu filho tem?

A cúspide em garra é uma anomalia de formação dentária, caracterizada pela presença de uma cúspide (ponta do dente) extra, na face lingual ou palatina (partes voltadas para a língua) do dente.

É relativamente rara. Pode acometer tanto os dentes decíduos (de leite), como os permanentes, sendo mais comum em incisivos superiores (dentes da frente e de cima). . 📚 Sua etiologia (causa) ainda não é totalmente esclarecida, podendo ter origem genética ou ambiental.

Geralmente, as cúspides em garra são assintomáticas, mas podem interferir no encaixe dos dentes; causar problemas estéticos ou até mesmo lesões de cárie, uma vez que sua presença favorece o acúmulo de alimentos, placa bacteriana e dificulta a higienização da região.

O tratamento varia de acordo com a condição presente em boca. Exames clínico e radiográfico criteriosos são necessários para o estabelecimento de um correto plano de tratamento, que pode variar de acompanhamento periódico à remoção desta porção extra.

Cabe ao Odontopediatra o diagnóstico precoce e tratamento individualizado para cada paciente, com o objetivo de prevenir desordens bucais, como: cárie, má oclusão ou lesões periodontais, tal como a orientação aos pais e paciente quanto à higienização do dente em questão.

FOTOS