Todo alimento causa cárie?

a lange sohne replica watches

TODO ALIMENTO CAUSA CÁRIE?

Durante os checkups semestrais perguntamos aos nossos pacientes se eles sabem o que causa a doença cárie. A maioria das respostas dadas é a falta de escovação.

Será que é isso mesmo?

Vamos entender exatamente como ocorre! De forma simplificada, para ocorrência da cárie existem 3 fatores necessários:

1ª Presença da bactéria (Streptococcus mutans) na boca, e ela está presente na grande maioria da população, e quem não tem pode adquirir ela com uma simples troca de saliva;

2ª Presença de açúcar na boca;

3º Presença do biofilme no dente .

E aqui está o mais importante, pois o biofilme é formado pelos restos alimentares + bactérias. Este biofilme vai causar cárie apenas SE existir nele o AÇÚCAR, outros restos alimentares como por exemplo carne, vegetais não irão propiciar a formação da doença cárie especificamente, porém vão causar uma inflamação adjacente sendo chamada de gengivite e/ou periodontite.

Por que apenas o açúcar especificamente causa cárie?

Porque a bactéria streptococcus mutans ao se ‘‘alimentar’’ do açúcar libera um ácido, e este ácido vai causar a destruição do dente, chamada de cárie. Mas nem todo mundo que ingere muito açúcar tem cárie.

Por que isso ocorre?

Isso ocorre porque nosso organismo tem uma forma de tentar impedir a formação de cáries, isso ocorre através da saliva. Nossa saliva tem a capacidade de neutralizar o ácido produzido por essas bactérias (isso é chamado de efeito tampão), e cada indivíduo tem uma saliva diferente, portanto, com diferente capacidade de longines duplication in classic design tamponar os ácidos. Outro fator que influencia a formação de cárie é a presença de flúor na região.

O flúor atua de forma contrária ao ácido. O ácido promove a desmineralização do dente, já o flúor atua remineralizando, ou seja, impedindo a destruição do dente.

E como ter flúor na boca para prevenir a ocorrência de cárie?

O flúor pode vir da pasta de dente, da aplicação direta pelo dentista, de bochechos prescritos pelo dentista e pela água que vem da rua (a água tratada é obrigatoriamente fluoretada).

E onde entra a escovação e o fio dental?

A escovação e o fio dental vão remover o açúcar da boca, sem açúcar não existe  cárie. Desta forma a afirmação que ‘‘quanto maior a ingestão de açúcar, maior a chance de ter cárie’’ é parcialmente verdadeira, uma vez que o principal fator é a QUALIDADE DA HIGIENIZAÇÃO BUCAL.

best replica watches

Audemars Piguet Replica Watches