TRATAMENTOS > Periodontia

GENGIVITE (SANGRAMENTO GENVIVAL)

Durante a alimentação, restos de alimento se acumulam nos dentes. A esses restos alimentares dá-se o nome de placa bacteriana, uma vez formada a placa, o dente se torna um local propício para crescimento bacteriano. Esse acúmulo de bactérias gera um processo de inflamação da gengiva (gengivite), tal inflamação se caracteriza pelo sangramento gengival, comumente observado quando do uso do fio dental. Para acabar com essa inflamação da gengiva deve ser feito uma higienização adequada dos dentes com fio dental e escova após as refeições principais (café da manhã, almoço e janta).

Dúvidas: Doutor, mas eu escovo os dentes 5 vezes ao dia e ainda sim minha gengiva ainda sangra...

O importante não é a quantidade excessiva de escovação e sim a QUALIDADE da HIGIENIZAÇÃO, ou seja, você pode estar fazendo a escovação de forma errada, e/ou a higienização estar sendo feita de forma incompleta, uma vez que o fio dental é tão importante quando a escova para que uma limpeza adequada seja feita, portanto se você não usar fio dental, sua gengiva nunca deixará de sangrar.

CASO VOCÊ TENHA DÚVIDAS SOBRE A FORMA CORRETA DE REALIZAR SUA HIGIENIZAÇÃO, PEÇA ORIENTAÇÃO AO CIRURGIÃO-DENTISTA.

Os restos alimentares (placa bacteriana) quando não removidos dos dentes subtle watches montblanc imitation, tendem a ser calcificados (petrificados) pela própria saliva do indivíduo, formando o tártaro, também conhecido como cálculo dental. Esse tártaro apresenta uma superfície rugosa, predispondo ao acúmulo de mais resto alimentar e assim aumentando progressivamente a inflamação local. Para remoção desse tártaro, é necessária a intervenção do cirurgião-dentista, uma vez que o fio dental e a escova não conseguem remover essa calcificação formada. Sendo assim, é importante que uma visita semestral seja feita ao seu dentista para se verificar a necessidade de uma limpeza no consultório.

Gengivite

Tártaro

Periodontite (dente está ficando mole)

Como explicado acima, a formação de placa dental e tártaro geram uma inflamação na reproduction chopard valuable watches gengiva. Caso essa inflamação não seja tratada iniciasse uma progressão da doença para o osso que está logo abaixo da gengiva. Este osso, que é responsável pela sustentação dos dentes, começa a ser perdido e leva ao amolecimento dos dentes.

Caso a doença não seja tratada a progressão da doença acarretará em perda dos dentes. Esta doença está comumente associada a halitose (mau hálito), e em alguns casos presença de dor e drenagem de coleção purulenta (pus).

Retração gengival

A retração gengival está comumente associada a sensibilidade dental, especialmente a extremos de temperatura. Isso ocorre quando a raiz do dente torna-se exposta como consequência da retração gengival.  Nestes casos o tratamento consiste no recobrimento da área exposta por meio de enxerto de gengiva.

Retração Gengival

Gengivoplastia

A gengivoplastia é uma cirurgia estética para correção de excesso gengival, assimetria e contorno gengival. Este procedimento tem o intuito de dar maior visibilidade para os dentes do paciente e menos visibilidade para a gengiva. O procedimento é feito sob anestesia local e tem duração média de 1 hora.

Gengivoplastia