TRATAMENTOS > Tratamento de Canal

O que é endodontia?

A endodontia é o ramo da Odontologia que trata das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. Popularmente, endodontia também é chamada de tratamento de canal. Isso porque na raiz do dente existem canais (podendo ser 1 ou mais) por onde passam os nervos e vasos sanguíneos. Quando há contaminação, inflamação ou morte bell & ross replication unusual watches desta polpa o tratamento de canal é necessário, e ele consiste na remoção do tecido mole (polpa), bem como limpeza e selamento do canal.

Quando sei que preciso tratar o canal do meu dente?

A grande maioria dos tratamentos de canal são ocasionados por caries que progrediram excessivamente. Os pacientes devem fazer checkup a cada 6 meses, assim seu dentista estará sempre ciente do seu estado de saúde bucal e poderá detectar alterações de forma rápida e menos honerosa.

O Polpa do dente quando está inflamado gera uma dor muito intensa ao paciente high-end watches audemars piguet fake, manifestando-se comumente como dor pulsátil, assemelhando-se a um ‘‘coração na boca’’, esta dor pode piorar quando o paciente se deita e por isso comumente a queixa de dor insuportável ao ir dormir. Quando em seu pico de dor, apenas o uso de medicação não é eficaz para controlar a dor, sendo necessário a abertura do dente para descompressão e limpeza do canal.

Em alguns casos, ocorre a morte da polpa de forma assintomática (sem dor), podendo ser em decorrência de trauma no dente, carie, excesso de força no tratamento ortodôntico etc. Nestes casos, a detecção da morte da polpa ocorre comumente através de raio-x, e nesses casos é comum a presença de infecção no ápice do dente, sendo necessário tratamento do canal para controle do processo infeccioso.

Tratamento de Canal