Aparelhos invisíveis

O que são os aparelhos invisíveis?

Os aparelhos invisíveis são pequenas placas que se encaixam na arcada dentária, com o objetivo de corrigir e alinhar os dentes, sejam eles tortos, separados ou se possuem alguma disfunção no momento da mordida.

aparelhos invisíveisEste tipo de tratamento é uma alternativa mais prática, discreta e rápida com relação aos aparelhos metálicos fixos, amplamente utilizados pelo ortodontista. Por meio do uso dos alinhadores, é possível obter resultados significativos em poucos meses, molhando não só a estética do sorriso, como também as funções mastigatórias.

Através de uma abordagem totalmente personalizada, é possível criar um molde da arcada dentária com exatidão para que os aparelhos invisíveis se encaixem perfeitamente no sorriso do paciente, aplicando uma pequena tensão e corrigindo quaisquer alterações que prejudicam sua qualidade de vida.

Nos dias atuais, muitas pessoas procuram por discrição e praticidade, características que os alinhadores podem proporcionar para quem adota este tratamento, tendo em vista que a tecnologia por trás de todo o processo permite essas facilidades que tornam o processo assertivo e, ao mesmo tempo, agradável.

Crianças também podem fazer o uso dos aparelhos invisíveis

Os pequenos também podem se beneficiar deste tratamento, tendo em vista que a infância é um momento crucial para tratar e/ou prevenir problemas funcionais, que podem prejudicar o sorriso da criança no futuro.

Com o uso dos alinhadores, as crianças têm todo o conforto para brincarem e sorrirem sem se preocuparem com a aparência de sorriso metálico, característica marcante nos aparelhos convencionais. Além disso, também não sofrem com os cortes nos lábios ou nascimento de aftas que são provocados pelos fios metálicos e bráquetes que compõe os aparelhos.

Como funciona o tratamento com alinhadores invisíveis?

O tratamento com os aparelhos invisíveis pode ser dividido em etapas, sendo elas:

Avaliação

aparelhos invisíveisA avaliação é o pilar de todo o tratamento, pois o dentista, com o uso de escâner intraoral e um software de última geração, avalia toda a arcada dentária do paciente e reproduz em escala real em um monitor no seu consultório. Desta forma, é possível determinar qual a real condição do paciente para a confecção dos aparelhos invisíveis.

Vale destacar que, caso seja encontrado algum problema ao longo desta avaliação como cáries ou doenças gengivais, estes quadros são tratados previamente para que em seguida, o processo com alinhadores tenha continuidade.

Confecção dos aparelhos invisíveis

Com as informações coletadas, o dentista envia a documentação para o laboratório especializado na criação dos aparelhos invisíveis e, em questão de algumas semanas, o paciente já pode retornar ao consultório para receber seus primeiros moldes.

Uso diário dos aparelhos invisíveis

Com os primeiros moldes em mãos, o paciente é orientado a utilizá-los ao longo de todo o dia, inclusive para dormir, só removendo as pequenas placas durante as refeições ou para escovar os dentes e higienizar os alinhadores.

À medida em que a utilização ocorre, as placas aplicam uma pequena tensão sobre os dentes, promovendo uma correção gradativa das alterações no sorriso do paciente. Por este motivo, novas moldeiras são entregues ao paciente ao longo do tratamento, a fim de dar continuidade ao alinhamento dentário.

Acompanhamento junto ao dentista

Ao longo do tratamento o acompanhamento com o dentista é constante, visto que a pessoa deverá visitar o consultório para avaliações da progressão do uso das placas e também para receber novas moldeiras.

Mesmo com o fim do tratamento ortodôntico com o uso dos aparelhos invisíveis, as visitas ao dentista devem ser mantidas, tanto para o monitoramento de possíveis regressões da condição que fora apresentada antes dos alinhadores, quanto para limpezas e check-ups que evitam problemas como cáries e doenças gengivais que levam à perda dentária.

Em quais casos os aparelhos invisíveis são indicados?

Os aparelhos invisíveis são indicados em uma série de quadros, mas vale destacar que em algumas situações mais complexas, é indicado o uso de aparelhos convencionais e complementado com os alinhadores posteriormente. Dentre os casos tratados, estão:

Dentes tortos

dentes tortosTambém chamado de apinhamento, os dentes tortos muitas vezes surgem por conta da falta de espaço na arcada dentária, mas também podem erupcionar de forma desordenada.

A posição dos dentes, além de prejudicar a estética do sorriso, também favorece o desenvolvimento de bactérias nocivas à saúde bucal, pois a escovação não é tão eficaz em função do posicionamento dentário.

Com o uso dos alinhadores, é possível corrigir este problema e deixar o sorriso simétrico, melhorando a autoestima da pessoa e prevenindo problemas bucais.

Dentes separados

Os dentes separados, também chamados de diastema, ocorrem especialmente nos incisivos, aqueles que ficam na frente. Apesar de não provocar problemas à saúde, interferem na estética e autoestima do paciente.

Através do uso dos aparelhos invisíveis, é possível eliminar o espaço excessivo entre os dentes e melhorar o sorriso do paciente em pouco tempo.

Mordida aberta leve

A mordida aberta é um problema caracterizado pela falta de contato entre as arcadas dentárias (superior e inferior). Com a ajuda dos aparelhos invisíveis, é possível aproximar os dentes e evitar a progressão do quadro.

Mordida cruzada

A mordida cruzada é uma condição em que os dentes da arcada dentária inferior se sobrepõem aos da superior, fazendo com que o queixo seja projetado para frente, interferindo na estética facial da pessoa.

Com o uso dos aparelhos invisíveis, é possível sanar esta condição e corrigir o posicionamento das arcadas dentárias de forma gradativa e prática.

Benefícios dos aparelhos invisíveis

Os alinhadores trazem uma série benefícios à saúde do paciente, dentre eles, estão:

Confortável

aparelhos invisíveisOs aparelhos invisíveis não causam desconfortos, pois não fazem o uso de bráquetes ou fios metálicos que acabam machucando a boca e os lábios no dia a dia.

Discreto

Por serem transparentes, os alinhadores são ideais para quem deseja um tratamento discreto, sem a aparência se ‘sorriso metálico’. Com essa facilidade, o paciente pode sorrir sem preocupações.

Eficiente

Por conta da tecnologia por trás dos aparelhos invisíveis, o tratamento de correção gradual dos problemas dentários ocorre duas vezes mais rápido do que com o uso dos convencionais.

Prático

O paciente pode remover os alinhadores para comer tranquilamente ou até mesmo, escovar os dentes e evitar o acúmulo de bactérias causadoras pelas cáries. Essa praticidade permite um tratamento dinâmico, com melhoras significativas em pouco tempo.

O MRJ Odonto Center conta com o que há de mais moderno na odontologia, especialmente quando o assunto é aparelho invisível. Possuímos uma estrutura pronta para atender toda a família. Agende uma consulta!

Pré-agende sua consulta conosco

Localização

Av. T-12, no 35 ed. Connect Park Business, salas 1210 e 1211 - Setor Bueno - Goiânia - GO