Implante dentário

O que é o implante dentário?

O implante dentário envolve pequenos pinos de titânio, que podem ser inseridos um ou mais, de acordo com a quantidade de dentes que a pessoa perdeu ao longo da sua vida.

implante dentárioEste tipo de tratamento auxilia na melhora não só da autoestima do paciente, mas também na questão funcional, tendo em vista que ações como mastigar ou pronunciar palavras corretamente, são afetadas por conta da deficiência dentária.

Por meio de uma análise odontológica, é possível criar um plano de tratamento totalmente individualizado para o paciente e reabilitá-lo para que tenha um sorriso completo novamente.

Hábitos e atitudes que provocam a perda dentária precoce

A perda dentária pode ser provocada por uma série de fatores externos que resultam no detrimento dos dentes a médio e longo prazo. Dentre as principais atitudes nocivas à saúde bucal, podemos citar:

  • Alimentação desbalanceada, rica em açúcar;
  • Falta de escovação;
  • Falta de visitas ao dentista para uma avaliação de rotina;
  • Tabagismo

Estes hábitos, sejam eles praticados de forma em conjunto ou única, favorecem o desenvolvimento de bactérias (cáries), ou doenças gengivais que contribuem para a perda dentária precoce. Vale destacar que o fator do envelhecimento também corrobora para o enfraquecimento dos dentes e pode resultar na queda dos mesmos, especialmente no início da terceira idade.

Para quem o implante dentário é indicado?

O implante dentário é indicado para pessoas que perderam um ou mais dentes na boca, seja em função dos fatores citados acima ou devido a algum acidente. Com o auxílio deste tratamento é possível reabilitar o paciente e recuperar sua autoestima através de uma abordagem personalizada, com o acompanhamento próximo ao dentista, que está sempre orientando os pacientes ao longo do processo.

Caso a perda dentária seja em boa parte da boca, o uso de próteses dentárias fixas ou removíveis pode ser mais indicado, por este motivo, é fundamental que o dentista avalie toda a mucosa oral do paciente, a fim de determinar a abordagem adequada.

Vale ressaltar que o tratamento com implantes e próteses totais ou de protocolo podem atuar em conjunto, a fim de promover resultados satisfatórios para o sorriso da pessoa, recuperando seu prazer em comer e sorrir sem se preocupar com a deficiência dentária.

Como funciona o tratamento com implante dentário?

O tratamento com implante dentário é dividido em etapas, tendo em vista que é preciso realizar todo um planejamento antes de iniciar as cirurgias para a inserção do pino de titânio sobre a gengiva.

Avaliação

implante dentárioPor meio de exames clínicos e de imagem, o dentista traça o plano de tratamento adequado para cada caso. Se for diagnosticado algum problema prévio nos dentes remanescentes, o mesmo é tratado para que não haja complicações ao longo do processo do implante dentário.

Inserção do pino e adaptação

Através de uma cirurgia minimamente invasiva, o dentista insere o pino de titânio sobre o osso da gengiva do paciente. Após o procedimento, o paciente passa por um processo chamado de ‘ósseointegração’ onde o corpo absorver o material metálico para que a prótese seja colocada no pino.

Toda a adaptação pode variar, mas geralmente, leva de três a quatro meses, dependendo da quantidade de pinos que foram inseridos na cirurgia. Embora esta etapa seja longa, o paciente tem o acompanhamento próximo com o dentista, que estará sempre orientando e tirando as dúvidas necessárias ao longo deste período.

Fixação da prótese sobre o implante dentário

Depois da etapa de adaptação, as próteses podem ser fixadas. Algumas semanas antes, o paciente pode ir ao consultório para que o dentista analise digitalmente a arcada dentária e colete as informações necessárias para a confecção de uma coroa dentária ou prótese para que se encaixe exatamente no local onde está o pino.

Em um processo simples e que não exige cortes, o dentista fixa a nova próteses sobre o pino e o paciente já pode desfrutar dos benefícios de ter uma arcada dentária completa novamente, sem sofrer com incômodos ou dificuldades de mastigação.

Vale destacar que o paciente, mesmo após o tratamento, deve manter as visitas periódicas ao consultório para o acompanhamento e prevenção de problemas que podem surgir ao longo dos anos e comprometer os dentes remanescentes na sua boca.

Benefícios do implante dentário

O implante dentário traz uma série de benefícios à saúde do paciente, por isso, este tratamento é feito de forma individualizada, a fim de proporcionar benefícios como:

Facilitam na fala e mastigação

idosa comendo maçãQuando a pessoa perde um ou mais dentes na boca, a fala é afetada, visto que há uma dificuldade na dicção e pronúncia correta das palavras. Além disso, a mastigação é outro aspecto que é bastante afetado, fazendo com que o paciente não consiga morder uma maçã, por exemplo.

Com os implantes dentários, essas funcionalidades que foram prejudicadas voltam à normalidade e a pessoa pode comer o que quiser ou falar naturalmente, sem se preocupar.

Elevam sua autoestima

Com a perda dentária, além das funções da boca, a autoestima do paciente também é impactada, pois o mesmo perde o prazer de sorrir em público por conta da arcada deficitária.

Os implantes dentários, feitos sob medida para cada pessoa, permitem recuperar a confiança e trazem um sorriso natural, dando mais segurança para o dia a dia.

Melhoram a digestão de alimentos

A falta de dentes favorece uma série de condições, desde doenças gengivais, até problemas gástricos em função da dificuldade na mastigação. Com os implantes dentários, a pessoa voltará a mastigar e saborear o alimento da forma adequada, favorecendo a digestão correta.

Agende uma consulta na MRJ Odonto Center e cuide da sua saúde bucal com a nossa ajuda.

Pré-agende sua consulta conosco

Localização

Av. T-12, no 35 ed. Connect Park Business, salas 1210 e 1211 - Setor Bueno - Goiânia - GO